Coordenadas de Posição

Por Plínio Fasolo
 

    Quando queremos nos encontrar com alguma pessoa é essencial informar as coordenadas corretas do local, ou seja, é necessário citar o nome da rua, o número e o bairro, para que a pessoa não tenha dúvidas sobre a posição exata do encontro. Esses dados de localização são chamados de Coordenadas de Posição. 
    Assim como uma casa possui um endereço, navios no oceano, estrelas no céu e até naves no espaço também possuem coordenadas de posição. 
    Uma posição é definida por um conjunto de informações que busca tornar inconfundível e identificável o local onde se encontra uma entidade no espaço. As informações (ou endereços) que possuem essa qualidade são as coordenadas da posição. Sempre será necessário definir-se um referencial de origem conhecida, embora convencional. 
    Sobre a superfície da Terra costuma-se posicionar ou localizar entidades através de um par de informações (latitude e longitude) conhecidas como "coordenadas geográficas" . 
    Latitude de um local é o ângulo entre a vertical (direção do fio de prumo) do local e o plano do equador terrestre, ou é o afastamento angular da posição ao equador terrestre. O vértice do ângulo que define a latitude encontra-se no centro da Terra.
    Convenciona-se zero para o valor da latitude dos pontos localizados sobre a linha do equador. Afastando-se para o norte, a latitude aumenta até o maior valor positivo que é 90°, no pólo norte geográfico. Afastando-se para o sul, a latitude cresce em valor negativo até atingir o máximo em -90°, no pólo sul geográfico. 
    Pontos de mesma latitude definem uma linha denominada "paralelo". O mais importante dos paralelos, sem dúvida, é o equador. Existem alguns paralelos que são destaques: o trópico de câncer (lat. 23,5°), o trópico de capricórnio (lat. -23,5°), e os círculos polares (90° - 23.5°) são alguns paralelos interessantes. 
    Meridianos são circunferências de círculos máximos que passam pelos pólos. Portanto, definindo planos perpendiculares ao plano do equador, sempre haverá um meridiano passando por um local. É o meridiano do local. O meridiano que passa por Greenwich foi definido como a origem da "longitude". Por isso, qualquer ponto localizado sobre o meridiano de Greenwich possui longitude zero. Costuma-se chamar de meridiano de Greenwich apenas a metade da circunferência que fica na face de Greenwich (do Atlântico). A outra metade é denominada de linha de “mudança da data” (lado da Pacífico).
    Longitude é o afastamento angular do meridiano do local ao meridiano de Greenwich. Esses afastamentos podem ser para leste (E) ou para oeste (W). Para um sentido ou para o outro (deve ser especificado) o valor máximo alcança 180°, na linha de mudança de data. Pontos de mesma longitude estão sobre o mesmo meridiano. A interseção entre o meridiano e o paralelo de um local é o que torna inconfundível e único esse local. Como em um jogo de batalha naval, há uma única localização para uma certa linha e uma certa coluna. O cruzamento entre o meridiano e o paralelo é definido pelas coordenadas geográficas do local: a latitude e a longitude. 

Porto Alegre - RS está na latitude de 30° S (ou - 30) e na longitude de 51° W (ou - 51).