Movimento aparente das estrelas

Por Plínio Fasolo


1- Observador localizado na latitude de 30º S (Porto Alegre)

    Como resultado da rotação da Terra para leste, a esfera celeste parece girar para o oeste. O eixo de rotação da esfera celeste (que é o mesmo da Terra) está inclinado 30º relativamente ao horizonte de Porto Alegre.
    As animações a seguir mostram, com a velocidade ampliada, os movimentos aparentes dos astros acima dos quatro principais horizontes (norte, oeste, sul e leste).




    A linha vermelha, nos céus sobre os horizontes leste e oeste, representa o "equador celeste" que está 30º inclinado para o norte relativamente à vertical. O ponto vermelho acima do horizonte sul, marca o polo sul astronômico. A sua alturaj representa a latitude e a linha amarela, o meridiano celeste do local. Também está marcado, em verde, o meridiano de Greenwich, que está afastado l (longitude) do meridiano do local.


2- Observador localizado na latitude de 0º (linha do equador)

    Para um observador localizado sobre o equador terrestre, os astros se elevam no leste em trajetórias verticais e se põem mergulhando, também verticalmente no horizonte oeste. Nas animações abaixo os pontos vermelhos marcam os polos celestes que, nesta latitude de 0º , tanto o sul como o norte estarão sobre a linha do horizonte. A linha verde está marcando o meridiano celeste do local (aparente no céu sobre os horizontes sul e norte). Alinha vermelha marca o equador celeste (aparente no céu sobre os horizontes leste e oeste).





<< voltar