Estação Espacial Internacional (ISS)

Motivos para observar a ISS (clique)

  

  Isso foi escrito em 2002: "A ISS está sendo visível com brilho semelhante ao de uma estrela. Como a montagem irá continuar pelos próximos 4 ou 5 anos, ao assumir suas dimensões definitivas, possivelmente ela irá apresentar um brilho semelhante ao do planeta Vênus".

  Agora, completamente montada, em 2009, a Estação é a maior estrutura construída pelo homem no espaço. Pesa 455 toneladas. Com um comprimento de aproximadamente 100 metros e uma largura de cerca de 80 metros, cobre uma área equivalente à de um campo de futebol. O módulo pressurizado de 1.200 metros cúbicos da Estação Espacial é tão grande como dois jactos Boeing 747 jumbo. Há espaço suficiente para abrigar sete membros da tripulação e mais uma vasta série de experiências científicas. Nos nossos dias, não existem foguetes suficientemente grandes ou potentes para lançar ao espaço uma estrutura tão grande. Assim a Estação foi montada como um «puzzle», com cerca de 100 peças que foram levadas para o espaço através de mais de 50 lançamentos de diferentes naves espaciais. Para que as peças se adaptassem umas às outras, foi importante que cada nação envolvida utilizasse os mesmos padrões (configurações dimensionais e sistemas de suporte). A montagem dessas peças foi realizada por braços robóticos durante o vai e vém americano do Space Shuttle e dos Russos, com as astronaves Soyus. Os astronautas da Estação Espacial finalizarão o trabalho através de um total de 160 “passeios espaciais”.

    Um calendário para Porto Alegre, ou qualquer outra cidade, pode ser obtido no "site" da NASA

<<( http://www.nasa.gov/mission_pages/station/main/index.html/) >>

    Um link para uma página mais dinâmica e completa, tanto da ISS,como de uma grande quantidade de satélites em órbita, incluindo lixo espacial, é o seguinte:

<<( http://www.heavens-above.com/) >>

Nele você poderá cadastrar os seus locais de observação e verificar todas as condições para a observação de satélites, Sol, Lua, todos os planetas e constelações que desejar. Tem mapas detalhados e personalizados para a sua posição, data e horário. Explore bastante os inúmeros links que lá existem.. Você irá aprender bastante. Lá estão órbitas e horários favoráveis para observação da ISS para os próximos 10 dias, gerados em tempo real.
As  informações obtidas nesse "site" permitem observar e  fotografar a ISS passando sobre Porto Alegre.

  




   Pesquisa e fotos: Plínio Fasolo

Um exemplo de Determinismo :
Clique ( aqui ) para ver um trabalho realizado com a passagem da ISS sobre PortoAlegre na madrugada de 08/08/2001


 
<< voltar