ISS – International Space StationEstação Espacial Internacional.

( Por Plínio Fasolo)

 

A Estação Espacial Internacional é um grande projeto cooperativo em que vários países estão envolvidos.  O Brasil é o único país em desenvolvimento convidado a participar desse marco histórico da humanidade. Na página do astronauta brasileiro Marcos Pontes :

http://www.marcospontes.com/  podem ser encontradas informações importantes sobre as características dessa magnífica obra da ciência humana.

 

São inúmeras as razões que a humanidade possui para celebrar esse feito. Suas conquistas abrangem um conjunto imenso de conhecimentos científicos, tecnológicos e de virtudes que podem significar marcos decisivos na eterna busca de uma paz mundial e de uma relação harmoniosa entre os povos.

 

As pessoas se reúnem para comer, para fazer música, para tomar chimarrão, para fumar charuto, para assistir desfile de moda, para rezar, afinal, por uma infinidade de motivos diferentes, mas que sempre envolvem alguma celebração.

 

 

 

Por que não se reunir para assistir ao belíssimo espetáculo da passagem da ISS?

 

 

Considerando que

- a ISS é produto de trabalho cooperativo multinacional;

- seus habitantes são homens, mulheres, americanos, russos, japoneses, indianos, brasileiros, astronautas profissionais, amadores, turistas, civis, militares;.

- sua luz brilhante passa pelo céu de todos os países, sendo visível de qualquer local e corresponde ao primeiro espaço extra terrestre habitado permanentemente pelo homem, ela merece, sem dúvida, ser motivo de muitas celebrações.

 

Inclua em suas reuniões esta atividade:

 

            Observação da passagem da ISS “.

 

Como obter o calendário de passagens e os horários precisos?

 

Um calendário de passagens, tanto da ISS, como de uma grande quantidade de satélites em órbita, incluindo lixo espacial, sobre Porto Alegre, ou qualquer outra cidade, pode ser obtido no "site" http://www.heavens-above.com. Nele você poderá cadastrar os seus locais de observação e verificar todas as condições para a observação de satélites, Sol, Lua, todos os planetas e constelações que desejar. Há mapas detalhados e personalizados para a sua posição, data e horário. Explore bastante os inúmeros “links” que lá existem. Você irá aprender bastante. Lá estão órbitas e horários favoráveis para observação da ISS para os próximos 10 dias, gerados em tempo real. As  informações obtidas nesse "site" permitem observar e  fotografar a ISS passando sobre Porto Alegre ou qualquer outra posição do globo.

Para fotografar use  a máquina fixada a um tripé. Foco no infinito e tempo de exposição de 1,0 a 15 segundos. Para filmar, também a câmara deve estar fixa.